Anúncios

Ministério da Saúde amplia o número de leitos de UTI no Brasil

Eduardo Naddar/Agência o Globo

Ministério da Saúde amplia o número de leitos de UTI no Brasil

Orquestra Criança Cidadã nos 30 anos da Obra de Maria
Comissão de Ética do Planalto arquiva caso Wajngarten sem investigar
Primeiro-Ministro Russo renuncia

O Ministério da Saúde aumentou em 39% (1.424) a quantidade de leitos de Unidade de Terapia intensiva, comparando com 2018, que atendem casos graves nos hospitais do Sistema Único de Saúde.  A medida zerou todos os pedidos de habilitação de leitos que foram solicitados pelos estados no ano de 2019, resultado de um investimento de R$ 185,6 milhões. O reforço disponibilizou o total de 23 mil leitos de UTI em todo o país.

Os leitos de UTI se destinam a acolher pessoas em estado de saúde considerado grave, e que precisam de monitoramento constante. Dos 1.424 novos leitos abertos, 729 são para pacientes adultos (687 leitos de UTI e 42 unidades coronarianas), e 695 são para atender crianças (142 leitos pediátricos, 159 neonatal, 287 em Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais e 107 em Unidade de Cuidados Intermediários Canguru).

Os estados e municípios devem solicitar o funcionamento dos novos leitos. A liberação dos recursos ocorre após a apresentação e a análise dos projetos pelo Ministério da Saúde. Os gestores locais têm independência para ampliar o número de leitos com recursos próprios. A disponibilidade de leitos ofertados pelo Ministério da Saúde assegura recursos extras para o custeio do serviço.

Authors

Anúncios