Search

A RUPTURA DA ECONOMIA DO ESTADO DE RONDONIA E A FALTA DE NOVOS EMPRESÁRIOS.

RUPTURA

“Viver é um ato de controle diário com o ambiente e com o mundo”.

É certo que muitos empreendimentos ainda se mantêm ativos ponderante a todo tipo de crise, danos materiais e morais, assim como produções diferenciadas de novos empreendimentos que ofuscam os já existentes.

Em Rondônia o agronegócio é um patamar tríplice na arrecadação de impostos e produção de renda em recolhimento de tributos para o Estado e principalmente para União Federal, mas no âmbito urbano as coisas tem ficado diferente ante mão a diminuição do empreendedorismo que vem se tornando disléxico sobre sua manutenção (vida).

Em um Ranking de fechamento de empresas com total de 4 empresas a cada minuto encerradas em 2023, os aspectos diretos de previsões e certezas estatísticas levantado num total de 2,1 Milhões de negócios extintos, mapeamento feito pelo (Mapa de Empresas do Governo Federal).

A cada minuto, quatro empresas fecharam no Brasil em 2023, segundo o Mapa de Empresas, do governo federal. Foram 2.153.840 de negócios extintos, o que representa um aumento 25,7% em relação a 2022, quando 1.712.993 companhias fecharam. Microempresas e empresas de pequeno porte são as que apresentaram maior proporção, com 2.049.622 e 49.631 companhias extintas, respectivamente. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

Qual estressante para um empresário é a dor de gastar seu investimento geralmente entre 50 a 150 mil reais para um negócio de porte pequeno que acaba delimitando um prejuízo que nunca se limita ao teto do investimento, sempre deixando valores remanescentes para serem pagos, levando o empresário para novas formas de pagamento as vezes ao endividamento total.

Entre janeiro e novembro do ano passado, 670 empresas decretaram falência, sendo a maioria micro e pequenos negócios, e outras 1,3 mil entraram com um pedido de recuperação judicial, aponta a Serasa. As Lojas Americanas, por exemplo, tiveram o pedido de recuperação judicial aprovado no final do ano passado após mais de R$ 40 bilhões em dívidas.

Durante o período, 3.868.687 companhias foram abertas, gerando um saldo positivo de 1,7 milhões empreendimentos iniciados e 20,7 milhões ativos em 2023. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, o Mato Grosso foi a unidade da federação com maior crescimento percentual de empresas abertas. O estado teve 86 mil novas empresas (alta de 6,4%).

Roraima liderou o ranking de maior percentual de empresas fechadas, com uma variação de 41,2% em relação a 2022 e 3,5 mil companhias extintas. Em seguinda, aparecem Maranhão (cresceu 35,3%), Rio de Janeiro (33,8%), Distrito Federal (33,5%) e Amazonas (32,8%).

Os setores com mais empresas abertas em 2023 foram os de preparação de documentos e serviços especializados, comércio varejista de vestuário e acessórios, promoção de vendas e cabeleireiros, manicure e pedicure, segundo a pasta.

Segundo um estudo realizado pelo Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil, o microempreendedor individual (MEI) é o que apresenta a maior taxa de “mortalidade” de negócios, com 29% dos empreendimentos fechados em até cinco anos.

A pesquisa realizada em 2020, a mais recente sobre o tema, revelou que a maior parte dos empreendedores teve menos acesso a crédito, fez menos esforços de capacitação e não tinha tanto conhecimento nem experiência no ramo.

A Dificuldade de Empreender no Brasil

Triste são os relatos dados por milhares de empresários que tentam fazer seus negócios darem certo, vinculando a projeção de Marketing, Financeiro, Administração ligadas a falta de crédito dos Bancos que não tem interesse na massa empresarial, somente nos servidores públicos e baixas rendas com adesões de grande endividamento.

Empreender não é somente a arte de fazer a soluções de problemas e necessidades aparecerem sobre o cotidiano da vida humana, é lidar com sentimentos, problemas e explosões de incoerências que precisam sempre de gestão e proporção de equilíbrio e controle sobre as consequências, entretanto, a falta de pessoas com psicológico para tal fator e gigantesca, tendo “novos” empresários com seus “nub” negócios falindo em meses por não entender que a falta de capital, profissionais, recursos humanos e estabilidade psicológica é um dos atos necessários para estruturação de uma empresa, o contrário disso já não é empreender é ser autônomo sem precisar de tanta estrutura para sua grandiosidade de gestão.

A Ruptura da Economia Rondoniense

Negócios, Agronegócios, Negócios Públicos, Gestões privadas e públicas, todas estão sobre a realidade da economia impactada de Rondônia, o comércio vem sofrendo com a existência da crise, com a guerra, com as proporções e oscilações que o mercado internacional e nacional vem criando, tais decorreres de ligação direta com a economia brasileira vem impactando diretamente as produções privadas e públicas do Estado de Rondônia, esses fatores controlados pela economia geram escassez, mas não de produtos e sim de financeiro, do famoso dinheiro e seu giro necessário para uma saúde pertinente ao comércio.

Faculdade locais da capital de Rondônia vem sofrendo com diminuição de alunos e aumento das inadimplências, financeiras vem gerando aspectos de liberação de créditos com uma análise quase impeditiva a sua liberação, os índices de vendas dos comerciantes vem diminuindo em cada mês que se passa, o controle financeiro e injeção econômica oscila tendo como referência a folha de pagamento dos servidores públicos Estaduais, Federais, aposentados e pensionistas, isso gera um dano grave a economia local pois a falta de circulação de aquisições de bens e serviços geram a diminuição dos rendimentos para as empresas gerando uma Ruptura.

Edição: O Noticiarista.

Produção: S.I.T.C.L

Gostou do Conteúdo? Compartilhe

Créditos:

Mais Conteúdos:

download
(EMPREENDER OU VOCACIONAR?) – MINHA VIDA COMO PERSONAL TRAINER – ALEX LUIS REIS – PROFISSIONAL EDUCAÇÃO FÍSICA.
images
DESCULPAS SINCERAS? A FALSA AMIZADE E SEU FATOR DESTRUTIVO
gettyimages-1174486567-1-
A HOMOSSEXUALIDADE COMO ÍNDICE DE CONDUTA CONTROLADA
5-situacoes-que-podem-lhe-causar-sofrimento-destacada
DOR E SOFRIMENTO, O ÁPICE DA HUMANIDADE CONTEMPORÂNEA

Menu

Redes Sociais